A partir de hoje, o HSBC Belas Artes irá homenagear a grande cineasta italiano Federico Fellini morto em 31 de outubro de 1993, aos 73 anos. Um fato curioso, que pouca gente sabe, é que o termo "Paparazzi" (fotógrafo inconveniente de celebridades e afins) foi inventado pelo Fellini.
Mas, enfim, serão apresentados quatro filmes dirigidos pelo cineasta:
Do dia 29/02 à 06/03 será exibido o filme "A Estrada", com Giulieta Masina, mulher de Fellini (1954, 104 min, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro). Sinopse: Uma moça de jeito inocente e natureza humilde é vendida por sua própria mãe a um artista mambembe, rude e temperamental. Ele a explora como sua assistente em apresentações públicas, em troca de algum dinheiro para a sobrevivência. Um dia, porém, a vida do casal será abalada pela chegada de um equilibrista sensível e, ao mesmo tempo, irônico e sedutor.
Do dia 07/03 à 13/03 será exibido o filme "Noites de Cabíria", com Giulieta Masina (1957, 117 min, Oscar Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz em Veneza e Cannes). Sinopse: Cabíria, uma prostituta de Roma que sonha em se casar e deixar a vida que leva, mas é obrigada a viver na marginalidade. No geral o filme fala das ilusões e desapontamentos de Cabíria. A protagonista chega até a encontrar o que considera seu príncipe encantado. O final é surpreendente e sensível.
Do dia 14/03/ à 20/03 será exibido o filme "Ensaio de Orquestra" (1978, 70 min). Sinopse: Durante um ensaio de uma orquestra sinfônica, uma estação de televisão aparece para filmar os treinos e entrevistar os músicos. Durante as entrevistas, rinhas pessoais e competições internas entre os instrumentos são revelados, assim como a antipatia para com o maestro. A grande pergunta, numa sociedade anárquica e controlada por sindicatos e extremistas, pode haver música?
Do dia 21/03 à 27/03 será exibido o filme "A voz da lua", com Roberto Benigni (1990, 122 min). Sinopse: A história de dois homens: o primeiro, poeta e visionário, é fascinado pela lua e vive à procura dos sons esquecidos pela saturação do barulho na sociedade moderna; o segundo é um ex-prefeito paranóico, angustiado com a velhice que chegou. Certo dia, eles descobrem que a lua fora aprisionada e o poeta se apavora com a possibilidade de que ela não mais possa voltar ao céu.
Essa é, sem dúvida, para quem não o conhece, uma boa oportunidade para conhecer o trabalho desse grande mestre e, para quem o conhece, saborear sua arte na tela grande.
O primeiro filme, "A Estrada", terá sessão única às 19:00, provavelmente será o horário de todos os outros, para maiores informações: (11)3258-4092.
O HSBC Belas Artes fica na Rua da Consolação, 2423.