Saneamento Básico - O filme
"Saneamento básico", de acordo com a "sinopse curta" do site oficial www.saneamentobasicoofilme.com.br/, é sobre a mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico que se transforma na realização de um vídeo de ficção científica.
O filme é do grande diretor Jorge Furtado e traz no elenco: Fernanda Torres e Wagner Moura (na minha opinião, a melhor atriz e o melhor ator da atualidade), Bruno Garcia e Camila Pitanga (atuaram juntos no longa "Sal de Prata", 2005, também produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre, do diretor Carlos Gerbase), Tonico Pereira, Janaína Kremer (também atuou em "Sal de Prata" e no curtametragem "Sanduíche", de Jorge Furtado), Paulo José (que fez a narração do "Ilha das Flores", curtametragem do mesmo diretor), Lázaro Ramos (que, com excessão de "Houve uma vez dois verões", primeiro longa do diretor, participou de todos os outros, "Meu tio matou um cara"; "O homem que copiava"; e, agora, "Saneamento Básico").
O filme estréia no dia 20 de julho nos cinemas (mais perto de sua casa!? É, dependendo de onde é a sua casa, pode ser que sim).
E, para concordar com o nosso amigo Douglas, o nosso cinema está sim em uma fase espetacular, isso porque os roteiros estão cada vez mais próximos da realidade brasileira e isso nos distancia do formato cinematográfico estado-unidense, de hollywood, e nos aproxima do formato europeu, pois é o formato que realmente se preocupa em fazer "cinema" e não em fazer "dinheiro".
Essa leva do cinema brasileiro mostra que tem a consciência de que "Cinema não é marketing"; "Cinema é arte".
Vamos aproveitar, então, essa boa fase do nosso cinema para prestigiar tudo o que podemos, nos permitir olhar para dentro de nossa cultura, de nossa linguagem, de nossa realidade.
É isso!
0 comentários:
Postar um comentário