PM na USP : Agressão Gratuita.
O que se observou hoje no campus da USP no Butantã foi um absurdo : a PM e o CHOQUE avançaram e agrediram estudantes de forma gratuita sem motivo real e o pior, o sinismo dos oficiais da corporação é lucrativo para a imprensa - foi divulgado que os estudantes coagiram alguns policiais e por isso houve a necessidade da ação repressora.
Pondo em foco tal ação, tais argumentos e fatos caem em contradição ao observar os estudantes e o que eles relataram sobre o fato : os estudantes não atacaram os policiais - a primeira atitude foi da corporação através de bombas de efeito moral e borrachadas.
Diante de tal constatação, colabora para este entendimento o seguinte fato relatado por uma estudante de Ciências Sociais : pessoas que tentavam o acesso ao CRUSP (moradia na universidade) foram barrados por policiais e quase apanharam pelo simples motivo de querer atravessar o cordão policial para chegar em suas moradias - Não houve a possibilidade de diálogo, a única resposta dos policiais foi a tentativa de agressão.
O resultado de tudo isso é noticiado pela imprensa, como de costume, de forma parcial. É bem cômodo para o Datena, a Globo, o Estadão e a Folha noticiarem a respeito dos estudantes como baderneiros, nos quais deveriam estar estudando e que suas ações foram sem motivo - puro oba oba.
O REAL motivo das manifestações está ligado a 3 eixos de discussão que foram amplamente debatidos nos cursos mais atuantes (FFLCH/FE/ECA...) : a UNIVESP (o projeto de ensino superior à distância para cursos de licenciatura) ; sensibilização com as questões do SINTUSP (demissão política/melhores salários) e a repressão na qual os estudantes sofrem na univesidade (eliminação de espaços/pm na universidade). Além desses principais eixos, foram incorporados à discussão outros temas, como por exemplo a reinvidicação de eleições diretas para Reitor.
Essas palavras são apenas poucos relatos de um estudante dessa Universidade na tentativa de esclarecer de forma mais limpa e transparente a respeito do ocorrido. É importante as pessoas saberem o motivo da organização estudantil para que tomem conhecimento das pautas em discussão principalmente a respeito da UNIVESP que o excelentíssimo governador quer implantar nas universidades publicas do estado e sendo esta sua principal medida para a educação.
Para quem quiser mais informações sobre o ocorrido, basta perambular as comunidades dos cursos da usp (ciências sociais usp)e ler relatos de quem presenciou esse fato lamentável.
0 comentários:
Postar um comentário