Cinema nacional tem o apoio da Globo
Como foi muito bem colocado pelo Douglas, no post "O lado bom da ditadura", o Brasil recentemente, produz muitos filmes baseado no que aconteceu no governo militar.
Isso é bom. Resgatar o passado para que vejamos o que não deve se repetir, nunca mais.
Será que é por isso que todos esses filmes estão sendo produzidos pela Globo Filmes? Remorso? Ou para se fazer de desentendida? "Nós nunca apoiamos a ditadura. Somos uma empresa de esquerda".
Se bem que têm alguns filmes que você percebe a mão da Globo no transcorrer da história. Um exemplo bom é "Olga". Começa pelo diretor, Jayme Bonjardim, que é diretor de novela da emissora. Depois os atores, mas isso é de praxe do cinema nacional desde os anos 80, que foi uma alternativa para levar o público brasileiro a prestigiar os nossos "produtos", então, nem é levado mais em consideração esse fato. Mas quem assitiu "Olga", pode perceber (pelo menos eu tive essa impressão) que o filme era, na verdade, uma novela (e algumas partes lembravam "Titanic", fora a grande produção de "Hollywood" que o filme teve). Mas o formato do filme era de uma telenovela: os cortes, os contra-planos, enfim, tudo. E não tinha como fugir muito disso mesmo, dado ao fato do diretor ser do ramo.
Mas "Zuzu Angel" é diferente, não tem o "glamour" de "Olga", é aquilo mesmo e já era, porém tem a mesma assinatura da Globo Filmes. "Batismo de sangue" pode até ser que seja proposital pelo fato de pessoas ligadas a igreja católica terem sofrido com esse tipo de violência e fazer uma média com a igreja é sempre bom (mas isso não diminui a importância do filme).
Será que a Globo se arrependeu mesmo? Ou será que tudo isso é para ganhar a empatia dos antipáticos?
Para saber a resposta, não perca a próxima novela da Globo!
0 comentários:
Postar um comentário