O lado bom da Ditadura
O povo brasileiro tem muitas lembranças ruins do período da Ditadura Militar no Brasil, período em que o povo tinha poucos direitos e muitos deveres. Tudo era proibido, e ninguém tinha livre arbítrio.
Mas também lembramos que muita gente lutou contra isso, e muitos nomes ficaram marcados na história, como ícones de coragem contra um sistema brutal e injusto.
E agora, mais do que nunca, estes nomes estão sendo lembrados à população, e também apresentados para quem não teve a oportunidade de nascer na época, de uma maneira muito boa: o Cinema!
Nos últimos anos tivemos grandes produções do cinema nacional a respeito da ditadura militar, e em todas que eu vi, pelo menos, houve uma representação magnífica do que aconteceu realmente naquela época.
O filme mais recente é o "Batismo de Sangue", do qual eu postei o trailer logo abaixo. Este filme fala de um grupo de frades que se envolvem na luta clandestina contra a ditadura. Infelizmente ainda não vi, mas estou me coçando para ver, pois parece muito bom.
No ano passado foi lançado o filme "Zuzu Angel", do diretor Sérgio Rezende. É uma excelente obra, que conta a história da famosa estilista Zuzu Angel, que teve seu filho preso, torturado e morto pela ditadura. Ela não descansa até saber o que aconteceu com seu filho, e enfrenta com coragem e dignidade a repressão em vigor no país, pelo seu direito de mãe, que era saber o que tinha acontecido realmente com seu filho. A história é elegantemente representada por Patrícia Pillar (no papel de Zuzu) e Daniel de Oliveira (no papel de Stuart, filho de Zuzu). Outra coisa que vale a pena ressaltar é a música de Chico Buarque que toca no filme, e tomamos um choque na hora que vemos que esta música foi feito para ela! Vemos que os artistas da época sabiam se expressar. Você pode conferir a música e mais detalhes no site oficial do filme.
Outro filme que se destaca no gênero é "O ano em que meus pais saíram de férias", do diretor Cao Hamburguer. A história fala de um menino de 12 anos (Mauro) que é deixado na casa do avô, no bairro paulista do Bom Retiro, pois seus pais não podiam mais continuar no país, por serem comunistas. O engraçado é que o país está em meio a um período de ditadura, e Mauro, no auge de seus 12 anos, nem percebe isso. Para ele, o importante é ver o Brasil ser tricampeão da copa de 1970.
O elenco é formado por Caio Blat (olha ele aqui denovo), Michel Joelsas ( que interpereta o Mauro), Paulo Autran, entre outros.
Vale a pena conferir o site oficial do filme, que possui várias informações e toda a trilha sonora.
Para encerrar, gostaria de destacar a participação dos atores Caio Blat e Daniel de Oliveira nestes filmes que foram citados. Eles interpretam o período da ditadutra com uma vivacidade incrível. Parecem mesmo militantes da época. Meus parabéns a eles pelas excelentes atuações.
Enjoy!
0 comentários:
Postar um comentário