sexta-feira, março 02, 2007

Que Beleza!


Nesses últimos meses, o assunto "beleza" ficou em alta. Três ou quatro modelos morreram devido a anorexia (esse foi o número que saiu na imprensa, os que foram abafados não caberiam nesse post); nessa semana também foi divulgado que o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecimento; entre os países que mais consomem cosméticos, nós estamos em terceiro lugar, perdemos apenas para os EUA e para a França, se não me engano. Mas como que um país de terceiro mundo (e não de terceiro lugar), consegue tanto dinheiro para comprar esse tipo de supérfluos? Se alguém souber, sinta-se à vontade para responder.
Ainda no assunto beleza, no começo dessa semana, o Príncipe Charles (Foster Kane... rsrs brincadeira) anunciou uma possível extinção ao fast food mais popular do mundo, o Mc Donald's, por culpar a marca de influenciar, negativamente, na alimentação das pessoas, principalmente na dos mais jovens. Isso por causa de uma polêmica que ronda o país britânico atualmente, que é a de um garotinho de menos de 10 anos, mas que já pesa mais de 80Kg e sua alimentação se resume a batata frita e coisas do tipo.
Isso lembra muito o documentário "Super Size Me - A dieta do palhaço", do diretor Morgan Spurlock, que aliás, obteve a idéia de realizar o documentário após ver na televisão duas meninas que entraram com um processo contra esta mesma rede de fast food, por torná-las obesas.
Como era de se esperar, o Mc Donald's não gostou nada do que o filho da rainha Elisabeth disse. Como defesa, a lanchonete afirmou que o herdeiro do trono desconhecia a mudança de seu cardápio (que, diga-se de passagem, essa mudança no menu, em incluir lanches do tipo: Mc Fish, Mc Chicken e vários tipos de salada, deve-se ao documentário já citado).
Creio que toda essa tragédia é culpa, primeiramente, da publicidade, que é usada de maneira errada e prejudicial. A única palavra que existe é "Vender". Mas justamente por conta disso, a tendência era que algumas propagandas invertessem esse comportamento, que seria deixar o inatingível de lado e partir para a vida real, concreta. A linha de comésticos Dove, da Unilever, lançou uma propaganda desse tipo há alguns meses, que trazia mulheres "normais", mais gordinhas, o oposto de Raicas, Giseles e Naomis, mas depois disso não vi mais nada do gênero. Tal comportamento me surpreende porque o mundo continua a utilizar a peste para combater o vírus. E isso eu não consigo entender.
Mas o mundo é capitalista. Esse tipo de propaganda só vai nos aparecer como rápidos "flashs", a moda vai continuar sendo a escada para a publicidade e essa "abolição do Mc" jamais ocorrerá. Vai passar um tempinho, a poeira vai abaixar e ninguém vai mais tocar nesse assunto, como foi no princípios dos séculos e séculos, amém! Que beleza!

2 comentários:

Anônimo 7/3/07 00:46  

Depois da aula de antropologia de hoje, fico imaginando a cena: Carro parado no semáforo com uma mulher ao volante. 23:00h de um dia frio. De repente, uma MENINA de rua bate no vidro e aponta uma arma para a motorista, com o seguinte diálogo:
-Vai logo tia, passa logo o batom que está aí na sua bolsa, e não se esqueça do rímel! Anda, anda, anda.. Perdeu já, perdeu!
A mulher, aos prantos, responde:
- Não, por favor, eu sou mãe de família!! Não posso chegar em casa nesta situação, deixe pelo menos o meu blush comigo... Leve meu carro, meu dinheiro, mas não toque no meu sapato, e não suje minha camisete. Por tudo que é mais sagrado, finja que vc não viu esse esmalte dentro da minha bolsa. Você não quer meu celular?? hunf, hunf!!! AHHHAAAHHH
A menina ignora a súplica desesperada da pobre motorista, e num ato de crueldade e atrocidez retira todos os objetos embelezadores da vítima, sem deixar uma unha postiça sequer...
Ao saber deste caso, eu, como brasileiro inconformado, me pergunto: Onde é que esse país vai parar???

Douglas

Edson Queiroz 7/3/07 11:18  

Ahauahuahuahauhau!!!
Boa, Douglas!!! O pior é que não estamos muito longe disso aí, não. Mas o Brasil ainda vai nos dar muito orgulho, não agora, porque ele é "o país do futuro", mas vamos ter orgulho desse país um dia... Lógico, se a humanidade não acabar antes... Mas isso são outros 500.

As ilusões

Aqui a gente reúne um pouco de tudo que a gente aprecia e mais. Cinema, música, futebol, games, publicidade bem feita. Todo tipo de arte e expressão notável. Atual ou não. Que encante ou apavore.

Os mercadores

Durante o curso de Publicidade e Propaganda, onde dividimos a mesma sala, percebemos nossa afinidade. Nossos anseios e percepções necessitavam de um lugar em comum pra repousar. E hoje, mais do que isso, compartilhar este blog é um tônico pra nossa amizade.

  © Blogger template 'Contemplation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP