sexta-feira, abril 27, 2007

Albert Camus


Eu terminei de ler, esses dias, o livro "A Peste", do Camus (lê-se Camí). Essa foi a segunda obra do autor que eu visitei, a anterior foi "O Estrangeiro".
Albert Camus nasceu numa cidade chamada Mondovi, na Argélia, mas ele dizia "eu tenho uma pátria: a língua francesa". É autor de vários romances, dentre eles: "O mito de Sísifo", "O avesso e o direito", "A queda", "Diário de viagem" e "A inteligência e o cadafalso".
Eu recomendo Camus para quem quiser/estiver a fim de descobrir uma nova linguagem e um jeito totalmente único de escrita. Em "A peste", principalmente, é utilizada uma escrita mais poética. Muitas vezes eu tinha a impressão de ler poemas, quando, na verdade, eu lia um romance. Fora que as idéias são passadas com precisão. Tipo, não falta nem sobra.
Uma frase que o filósofo dizia era "se você quer filosofar, escreva romances". Ele soube viver essa frase muito bem.
O livreo faz alusões, por exemplo, ao nazismo, interessantíssimas. Porque quando "a peste" domina a cidade de Oran, o governo acha por bem fechar as portas da cidade para que ninguém entre (para não ser contaminado) ou saia (para não contaminar os outros).
Abaixo têm algumas frases do romancista:
"O absurdo é a razão lúcida que constata os seus limites";
"Toda a infelicidade do homem provém da esperança";
"Antes , a questão era descobrir se a vida precisava de ter algum significado para ser vivida. Agora, ao contrário, ficou evidente que ela será vivida melhor se não tiver significado";

0 comentários:

As ilusões

Aqui a gente reúne um pouco de tudo que a gente aprecia e mais. Cinema, música, futebol, games, publicidade bem feita. Todo tipo de arte e expressão notável. Atual ou não. Que encante ou apavore.

Os mercadores

Durante o curso de Publicidade e Propaganda, onde dividimos a mesma sala, percebemos nossa afinidade. Nossos anseios e percepções necessitavam de um lugar em comum pra repousar. E hoje, mais do que isso, compartilhar este blog é um tônico pra nossa amizade.

  © Blogger template 'Contemplation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP