sábado, abril 14, 2007

"O Visionário"


Na semana passada, durante o meu expediente, um grupo de amigos, (Ivan, Andréa e Cleyton) apresentaram um trabalho sobre a indústria do entretenimento. Nele citaram como caso de estudo a revolução "pop" musical, e por que não comportamental que o Ipod vem causando desde seu lançamento.

Tudo o que aprendi com eles naquela manhã, me fez refletir e escrever este artigo. Sem dúvida, Steve Jobs é o cara. É, a sua própria maneira, um visionário, não na ótica Orwelliana ou Marxista, aquelas nas quais o mundo caminha para o caos e o colapso sob a batuta do controle midiático, consumo absurdo e relações econômicas desiguais. O que Jobs vê é a necessidade imediata, "o the next step", mas voltado totalmente ao plano tecnológico. Ninguém havia pensado e investido tanto na "mina de ouro" da revolução musical digital quanto ele. Há um documentário, elaborado pela Discovery Channel (cujo único inconveniente é estar em inglês) que aborda a curta e devastadora história do Ipod, em que um dos entrevistados comenta que "Você nunca sabe o que as pessoas vão querer em seguida... Você precisa identificar uma necessidade...".

Isso é extremamente interessante, sobretudo na sociedade "cut+copy" em que vivemos. É algo pra se refletir. E é aí que se encontra a sacada do "visionário". Por muitas e muitas vezes fiz o exercício mental de focar em algo que fosse uma novidade, porém algo tangível, que realmente pudesse vir a se tornar real... E digo, não é fácil! Tente fazer isso! hehehehe! O que me pergunto é como Jobs pôde enxergar o Ipod antes de ser concebido da maneira que somente agora nós vemos? Ou seja, é um produto altamente sedutor, na seleta lista daqueles produtos "cool" de que quem não tem, quer comprar (inclusive eu)... hauaahuauahau! Mas na sua mente, ele já tinha essa visão desde que pensou num "player portátil que tocasse música em formato digital". A Apple pode não ter a maior fatia no mercado, mas com certeza o maior "trunfo" do mercado está na Apple.

E pra quem se interessar, aí vai o link do Documentário da História do Ipod. Vale a pena conferir, está num inglês meio "pausado", dá pra entender!


Enjoy Folks!!!

2 comentários:

Anônimo 15/4/07 00:33  

Meu deus!
O André além de publicitário ainda pode ser um jornalista. Tô bége!

cindy 17/4/07 14:52  

Fico feliz quando este bixona posta hehehehe.Este puto é o Mr.Pink!

As ilusões

Aqui a gente reúne um pouco de tudo que a gente aprecia e mais. Cinema, música, futebol, games, publicidade bem feita. Todo tipo de arte e expressão notável. Atual ou não. Que encante ou apavore.

Os mercadores

Durante o curso de Publicidade e Propaganda, onde dividimos a mesma sala, percebemos nossa afinidade. Nossos anseios e percepções necessitavam de um lugar em comum pra repousar. E hoje, mais do que isso, compartilhar este blog é um tônico pra nossa amizade.

  © Blogger template 'Contemplation' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP